GENTIL PRIMEIRO, CERTO DEPOIS!

Dalai Lama

“Be kind first, be right later” (1) : bem interessante essa reflexão, no início de 2020, do vice-presidente da SAS América Latina , Marvio Portela, líder que também atuou na Xerox, Oracle e IBM. “Seja gentil primeiro, esteja certo depois”: o tema é muito oportuno nesses tempos sombrios. Ameaças de novas guerras entre nações, guerrinhas e tensões crescentes entre pessoas, que transformaram amizades em inimizades, e comportamentos agressivos impróprios num mundo supostamente civilizado.

Houaiss confirma: civilizado é “aquele que se mostra bem-educado, cortês…” É curioso (e pode parecer paradoxal para muitos) que a etimologia de gentil (do latim gentilis) seja “da mesma família ou raça, do mesmo povo ou nação”. Quais os sentidos de família? “Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária e estável; grupo de pessoas unidas por mesmas convicções ou interesses”.

Marvio sublinha a enorme importância da gentileza nas organizações.

“Como parte do debate em andamento sobre inovação e novas maneiras de fazer as coisas, um dos desenvolvimentos que mais me empolga ao entrarmos em uma nova década é a mudança dos sistemas de trabalho tradicionais em direção a uma mentalidade baseada na gentileza. No mundo da tecnologia, ouvimos muito a palavra “ECOsystem” – que descreve uma configuração que engloba valores e interdependência compartilhados. Essa maneira de trabalhar visa substituir o “EGOsystem”: a insistência no status quo, a necessidade de auto engrandecimento e estar certo o tempo todo.

Quando entramos em uma nova década em que a colaboração será a tônica de todos os negócios de sucesso, essa maneira estabelecida de trabalhar dará lugar a uma cultura em que as equipes que vencerão serão aquelas em que as pessoas são gentis umas com as outras.
Embora nossos egos possam ser informados pela necessidade de estar certo e impor nossos pensamentos e crenças – para que sejamos respeitados e creditados por nossas realizações -, precisamos aceitar que podemos (e vamos) estar errados, mas sem nenhum senso de falha ou constrangimento. Essa aceitação, essa vulnerabilidade, é um elemento central de ser gentil.”

A reflexão de Marvio é valiosa, naturalmente, para todas as nossas relações, dentro e fora do trabalho. Negociação é uma competência que nos desafia a cada instante da vida. Um livro japonês lembra que argumentar para vencer pode significar quebrar a realidade da pessoa contra a qual “lutamos”. Se perder a realidade pode ser doloroso a recomendação é: “mesmo que você esteja certo, seja gentil!”

AUTOR: Antonio Carlos A. Telles – Consultor em Desenvolvimento de Pessoas, Estratégia e Ética & Compliance (WCCA e LRN)

COLABORAÇÃO: Guilherme Carvalho-Gerente de Negócios e Relacionamento da WCCA

(1) https://www.linkedin.com/pulse/kind-first-right-later-marvio-portela/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Você também pode se interessar por:

A evolução da subordinação e sua implicação na Negociação Coletiva

Não é de hoje que se debate no Mundo do Trabalho os reflexos trazidos pela evolução e desenvolvimento de mecanismos que melhoram a produção, reduzem custos, barateiam produtos e, por que não dizer, diminuem o esforço humano. Há benefícios e malefícios trazidos pelas novas tecnologias, mas, sem dúvida, destas tecnologias não se pode furtar, sob

Leia mais >

NOSSO APLICATIVO: ALFA ZERO

A WCCA – Consultores Associados em parceria com a SprintMind, apresenta o seu aplicativo  ” ALFA ZERO “. Crie um ambiente de Gestão Colaborativa entre o seu RH e a Produção, ajude o seus Gestores a terem visão estratégica do seu ambiente de trabalho.Agende uma apresentação online ou construa um projeto piloto com a nossa

Leia mais >

COMO PREPARAR SUA EMPRESA PARA O MUNDO POS-PANDEMIA?

“Preparing Your Business for a Post-Pandemic World” foi o tema explorado na Harvard Business Review (10/4/2020) por dois professores (1) da  Copenhagen Business School da Dinamarca. Vivemos uma pandemia global com impactos locais, mas os conceitos e práticas fundamentais de gestão são universais. É sempre útil refletir sobre  recomendações de especialistas internacionais, pois as empresas

Leia mais >