O TRABALHO REMOTO: NOVO DESAFIO IMPOSTO PELO CORONAVIRUS

“Coronovirus Makes Work From Home The New Normal” é o título de artigo especial publicado pela SHRM –Society of Human Resources Management (21/3/2020).
O Trabalho Remoto é um cenário que aceleradamente se impõe em todo o mundo à medida que o número de casos de coronavírus aumenta.

Cada vez mais empregadores se comprometem com as práticas de distanciamento social que, segundo autoridades de saúde, ajudarão a retardar a propagação do COVID-19, a doença respiratória causada pelo vírus.

Grandes empresas de tecnologia como Apple, Google, Facebook e Microsoft – com populações significativas nos EUA foram as primeiras a intensificar os planos de trabalho remoto para os seus funcionários em todo o mundo.

Puget Sound, vice-presidente da Microsoft declarou: “Nossa principal prioridade é a saúde e a segurança de funcionários, clientes, parceiros e comunidades. Estamos incentivando nossas equipes a trabalhar em casa o máximo possível.”

No Brasil, pesquisa divulgada hoje no Valor Econômico revela que 80% dos entrevistados estão trabalhando em casa por conta da crise. São inúmeros os desafios do home office: o estudo mostrou que o maior são as distrações. Que práticas e dicas são recomendadas para vencer esses desafios?

• Desenvolver a inteligência emocional;
• Criar rotina de trabalho consistente e de boa produtividade: mais autodisciplina;
• Configurar um local adequado em casa, inclusive improvisando biombos;
• Ter cuidado com a sobrecarga: crie intervalos, se desconecte após o trabalho;
• Assegurar boa comunicação remota: antes de iniciar expediente testar as ferramentas;
• Usar símbolos para mostrar que está trabalhando: isto é útil especialmente para quem tem crianças em casa.

Stela Campos, editora de Carreira do Valor, também fala, hoje, dos desafios de se adquirir novas habilidades diante das demandas de trabalho impostas pela quarentena:

• De repente, em tempos de isolamento social, todo mundo só fala por meio de videoconferência;

• Novas questões começam a surgir nesse novo universo cinematográfico onde cenário, figurino e som podem fazer diferença: o vídeo nos faz tirar o pijama no home office;

• O fato de se ver, pelo vídeo, como é a casa do funcionário e saber mais de sua vida pessoal pode ajudar a criar um clima organizacional de solidariedade: nova oportunidade para que o gestor perceba o funcionário com um ser humano comum, com família, gatos, cachorros, plantas…

• Uma CEO contou que, uma vez por dia, sua empresa realiza a hora do café, um encontro virtual em que não se fala exatamente sobre trabalho.

O quanto esse novo vírus que tanto assusta, na realidade, proporcionaria a toda a humanidade, e ao mundo corporativo, apesar do isolamento físico, uma oportunidade inédita e criativa de aproximação solidária? Na história das civilizações as grandes crises sempre criaram um processo de evolução após serem vencidas: será que nessa crise será diferente? Almejamos que não!

AUTOR: Antonio Carlos A. Telles – Consultor em Desenvolvimento de Pessoas, Estratégia e Ética & Compliance (WCCA e LRN)

COLABORAÇÃO: Guilherme Carvalho-Gerente de Negócios e Relacionamento da WCCA

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