COMO PREPARAR SUA EMPRESA PARA O MUNDO POS-PANDEMIA?

“Preparing Your Business for a Post-Pandemic World” foi o tema explorado na Harvard Business Review (10/4/2020) por dois professores (1) da  Copenhagen Business School da Dinamarca. Vivemos uma pandemia global com impactos locais, mas os conceitos e práticas fundamentais de gestão são universais. É sempre útil refletir sobre  recomendações de especialistas internacionais, pois as empresas e instituições brasileiras também precisam se preparar para responder o desafio de como se preparar para o mundo pos-pandemia.

Enfrentamos uma grave crise humanitária e de saúde, sem precedentes, com a pandemia do coronavirus. Incerteza crescente, desemprego, recessão econômica, interrupções na cadeia de suprimentos, mudanças significativas nas regulamentações, colapso da demanda de clientes, etc. O desafio é duplo: enfrentar a crise humanitária e enfrentar a crise econômica. Em que medida a crise pode ser mãe da criatividade e da inovação?

Novos problemas exigem novas respostas! Porém, paradoxalmente, convém discernir: “a pergunta certa é ordinariamente mais importante do que a resposta certa à pergunta errada”, conforme observou o notável futurista Alvin Toffler.

Que tal a estratégia dos 5Ps de Henry Mintzberg? Posição, Plano, Perspectiva, Projetos e Preparação inspiraram um roteiro de 5 perguntas:

  1. Que Posição você pode alcançar durante e após a pandemia?
  2. Qual é o seu Plano para se recuperar?
  3. Como sua Perspectiva – cultura e identidade mudarão?
  4. Que novos Projetos você precisa iniciar, executar e coordenar?
  5. Como você está se Preparando para executar seus planos e projetos?

1QUE POSIÇÃO VOCÊ PODE ALCANÇAR DURANTE E APÓS A PANDEMIA?

Quem é você em seu mercado? Que papel você desempenha em seu ecossistema? Quem são seus principais concorrentes? Para onde você está indo? Você poderia encerrar operações e reativá-las, de forma inalterada, após a pandemia? Como você poderia recuperar o terreno perdido? Há o risco de ir à falência? Em que medida é possível emergir como líder de mercado em função de desenvolvimentos durante o bloqueio?

Observam-se empresas em situações opostas. Muitas começam a questionar sua viabilidade pós-pandemia como as que estão em segmentos de viagens, hotelaria e eventos. Outras buscam acelerar crescimento porque suas propostas de valor estão em alta demanda: serviços de entrega a domicílio, ferramentas de comunicação e colaboração com acesso online, equipamentos para home office, etc. Os níveis de resiliência são variáveis. Mapeie sua provável posição para quando a  pandemia for reduzida ou desaparecer.

2 QUAL  É O SEU PLANO PARA SE RECUPERAR?

O plano é um curso de ação que indica o caminho para a posição almejada. Deve definir o que você necessita fazer hoje para atingir seus objetivos amanhã. O que fazer agora para superar a crise e voltar aos negócios quando a crise arrefecer?

Numa situação já confusa a ausência de um plano gera mais desorientação. Ao definir etapas a serem perseguidas nesse plano pense de forma ampla e profunda, “fora da caixa”, exercitando visão de longo prazo.

3 COMO SUA CULTURA E IDENTIDADE MUDARÃO?

Reflita sobre como sua organização vê o mundo e a si mesma. É muito provável que sua cultura e identidade se transformem em função do impacto da pandemia. A crise pode ter efeitos opostos dependendo do jeito de ser gerenciada:

  1. Unir as pessoas e favorecer o espírito coletivo de “resistência”, capacidade de superação sinérgica e empatia;
  2. Ou pode separar as pessoas, gerando desconfianças recíprocas e cada um cuidando egocentricamente de si.

O que está ocorrendo atualmente diante do caos: esforço de união apesar do distanciamento ou apatia?  Se a cultura de sua organização nunca foi preparada para lidar com crises ainda é tempo.

4  QUE NOVOS PROJETOS VOCÊ PRECISA INICIAR, EXECUTAR E COORDENAR?

As respostas às três perguntas anteriores indicarão um conjunto de projetos. Priorize-os e coordene iniciativas para enfrentar os problemas que a crise do coronavirus aponta. Caso você crie novas iniciativas, em grande número, pode haver “guerra” por recursos: isso atrasaria ou inviabilizaria sua resposta estratégica. Preste atenção nos recursos críticos comuns a vários projetos e que também atendem a diferentes operações de diversos departamentos. 

5 COMO VOCÊ ESTÁ SE PREPARANDO PARA EXECUTAR SEUS PLANOS E PROJETOS?

Finalmente, avalie o grau de preparação de sua organização para tocar os projetos que definiu. Você está pronto para conduzi-los num contexto em que grande parte de sua organização mudou para o trabalho remoto? Observam-se grandes diferenças no âmbito individual, de equipe, da organização como um todo e no nível nacional. A disponibilidade de recursos, agilidade e qualidade do processo decisório são variáveis: as diferenças determinarão quem alcançará sucesso ou ficará para trás.

Vale sublinhar que clientes e consumidores se lembrarão de como você reagiu durante a crise: aumentar preços em períodos de escassez, por exemplo, teriam que impacto no relacionamento com os clientes no futuro? A questão da responsabilidade social corporativa nunca foi tão desafiadora: vão se destacar os que tiverem a sabedoria de equilibrar, simultaneamente, na dose adequada, a cooperação no atendimento às urgentes necessidades humanitárias e às necessidades econômicas.

AUTOR: Antonio Carlos A. Telles  – Consultor em Desenvolvimento de Pessoas, Estratégia e Ética & Compliance (WCCA e LRN)

COLABORAÇÃO: Guilherme Carvalho-Gerente de Negócios e Relacionamento da WCCA

(1) Pedersen, C. Lund (professor  -Department of Marketing, Copenhague Business School, Denmark); Ritter, Thomas  (professor  -Department of Strategy and innovation, Copenhague Business School, Denmark

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