A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS GESTORES DE BASE. COACHING PARA CHÃO DE FÁBRICA.

Quem são os gestores de base das empresas?  São aqueles gestores que atuam na linha de frente da produção gerindo os funcionários de base e sendo responsáveis pela entrega final do produto ou mesmo do serviço. É ele um dos principais gestores da organização. É ele que orquestra a entrega de fato. É ele que leva a imagem da organização para as pessoas que trabalham nas bases.

O que entendemos como preparo desses gestores de base? Entendemos que o principal é o treinamento desses gestores em ferramentas de comunicação, liderança e coaching que ele possa desenvolver no dia-a-dia no chão de fábrica.

Mas como anda a preocupação da organização com esses gestores?

Na maioria das industrias esses gestores são operários que saem das máquinas e são promovidos a gestores. Na maioria das vezes são promovidos por sua competência técnica e não recebem o preparo necessário para liderar uma força de trabalho geralmente numericamente grande e diversa.

E é aqui que começam a acontecer os problemas. Quando colocamos um gestor despreparado para gerir a base de uma produção, estamos expondo a organização a diversos problemas como assédio moral, gestão autocrática por parte desses gestores, desmotivação dos funcionários de base, problemas sindicais, comprometimento da imagem da empresa, entre muitos outros.

O que entendemos como preparo desses gestores de base? Entendemos que o principal é o treinamento desses gestores em ferramentas de comunicação, liderança e coaching que ele possa desenvolver no dia-a-dia no chão de fábrica. Temos constatado na prática que treinamentos genéricos de liderança, destinados a média gerência não ajudam os gestores de base no dia-a-dia. O que eles precisam é de ferramentas de relacionamento para o seu desenvolvimento como gestor de base e não discussões incansáveis sobre o papel da liderança na empresa e sociedade. Os problemas que este gestor enfrenta no seu dia-a-dia com sua equipe são, em sua grande maioria, no campo dos relacionamentos. Ele precisa ser treinado e desenvolvido para melhorar seu relacionamento com as pessoas com foco nas entregas diárias.

Uma organização com seus gestores de base educados e treinados para uma liderança de base tem a sua gestão mais fluida. Esses gestores, por consequência, pelos seus exemplos, acabam por educar os funcionários de base. E o mais importante, a empresa constrói, com eles, um ambiente mais comprometido com sua cultura.

Colaboração: Sônia Cerqueira – Consultora WCCA | Antônio Carlos Telles – Consultor WCCA | Guilherme Carvalho – Gerente de Relacionamento e Negócios WCCA.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você também pode se interessar por:

NOSSO APLICATIVO: ALFA ZERO

A WCCA – Consultores Associados em parceria com a SprintMind, apresenta o seu aplicativo  ” ALFA ZERO “. Crie um ambiente de Gestão Colaborativa entre o seu RH e a Produção, ajude o seus Gestores a terem visão estratégica do seu ambiente de trabalho.Agende uma apresentação online ou construa um projeto piloto com a nossa

Leia mais >

COMO PREPARAR SUA EMPRESA PARA O MUNDO POS-PANDEMIA?

“Preparing Your Business for a Post-Pandemic World” foi o tema explorado na Harvard Business Review (10/4/2020) por dois professores (1) da  Copenhagen Business School da Dinamarca. Vivemos uma pandemia global com impactos locais, mas os conceitos e práticas fundamentais de gestão são universais. É sempre útil refletir sobre  recomendações de especialistas internacionais, pois as empresas

Leia mais >

LGPD FOI ADIADA DEVIDO AO COVID19

Em toda mudança convém observar prós e contras. É o caso da prorrogação da entrada em vigor da legislação brasileira sobre proteção de dados. Em virtude dos impactos da pandemia, o Senado Federal aprovou na última sexta-feira (3/4/2020) a prorrogação do início da vigência, da Lei Geral de Proteção de Dados –LGPD, de agosto de

Leia mais >

ATENÇÃO RH! NÃO PERCA! É IMPORTANTE!
In Company

CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL PARA GESTORES DE FÁBRICA E DA ÁREA DE RH

A gestão moderna de uma empresa, exige que os gestores e colaboradores da área de RH, utilizem ferramentas adequadas para a administração da gestão sindical no âmbito da empresa e nas relações com o Sindicado.

Objetivos

  • Preparar os gestores para administrarem diariamente as Relações Sindicais e Trabalhistas produzidas por Cipeiros, Dirigentes Sindicais e estáveis.
  • Desenvolver “lideranças”, posicionando-as como administradoras do capital e do trabalho, administrando as insatisfações e os líderes naturais.
  • Capacitar os gestores para o preenchimento dos “espaços vazios” que possam ser explorados pela ação sindical interna.
  • Aumentar a percepção dos Gestores como base para a prevenção de greves.
  • Conscientizar os participantes da vital importância da preparação organizacional para enfrentar as demandas sindicais.
  • Transmitir aos participantes as situações reais vividas pela WCCA em greves e negociações com Sindicatos em diversas empresas, através de conteúdos eminentemente práticos e atuais.

Cadastre-se para receber mais informações: