“A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NAS ORGANIZAÇÕES”

A crescente pressão por resultados tem aumentado de forma significativa os casos de assédio moral nos ambientes de trabalho.

Observa-se um ciclo vicioso dentro das empresas: o gestor sente-se pressionado e não consegue lidar emocionalmente com a pressão. Como todos sabem nosso emocional é transbordado através da comunicação, que é frequentemente inadequada entre os gestores e os colaboradores, que por sua vez também se comunicam de forma inadequada com seus colegas. E com a repetição deste processo no cotidiano corporativo está formado o ciclo da violência nos ambientes de trabalho. Aquela violência velada mina as relações de forma também velada e, consequentemente, os bons resultados.

O conflito sempre vai existir, não só nos ambientes de trabalho, como em todos os ambientes da nossa vida. Afinal, o conflito é necessário para o crescimento das organizações e o nosso crescimento pessoal? Ou o mais importante é a maneira como o conflito é conduzido? O que questiono é porque em plena era da comunicação, as pessoas continuam se comunicando de forma tão inconveniente.

Em que medida as organizações estão preparadas para lidar com essas pressões e conflitos na sociedade digital em que vivemos?

 Redes sociais, aplicativos e e-mails, ferramentas que poderiam melhorar o trânsito das informações, muitas vezes acabam por piorar a comunicação interpessoal, e até se tornam campos de batalha de pessoas que comunicam suas necessidades e opiniões de maneira inapropriada, dentro e fora das organizações.

Tudo que foi falado até aqui em relação a comunicação revela riscos da deterioração do clima organizacional. E para superar este desafio Marshall B. Rosemberg criou o conceito de “comunicação não violenta”. Ele definiu uma metodologia para reavaliarmos nossa comunicação, e percebermos o quanto uma comunicação impropria pode proporcionar rompimentos entre as pessoas, e o quanto uma comunicação adequada, desenvolvida de forma simples, pode proporcionar ambientes de compreensão e aliança entre as pessoas. O quanto precisamos dessa aliança nas organizações, principalmente nos momentos de crise?

A “comunicação não violenta” é uma grande aliada como ferramenta de apoio para os gestores na condução do dia a dia de trabalho, onde se possa construir relacionamentos, resultados e até metas mais saudáveis, evitando assim, inúmeros conflitos mal resolvidos. A metodologia da “comunicação não violenta” vem ensinar, de maneira detalhada e eficiente, como construir alianças respeitosas dentro das equipes de trabalho.

*Colaboração da Sônia Cerqueira, Consultora da WCCA.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você também pode se interessar por:

NOSSO APLICATIVO: ALFA ZERO

A WCCA – Consultores Associados em parceria com a SprintMind, apresenta o seu aplicativo  ” ALFA ZERO “. Crie um ambiente de Gestão Colaborativa entre o seu RH e a Produção, ajude o seus Gestores a terem visão estratégica do seu ambiente de trabalho.Agende uma apresentação online ou construa um projeto piloto com a nossa

Leia mais >

COMO PREPARAR SUA EMPRESA PARA O MUNDO POS-PANDEMIA?

“Preparing Your Business for a Post-Pandemic World” foi o tema explorado na Harvard Business Review (10/4/2020) por dois professores (1) da  Copenhagen Business School da Dinamarca. Vivemos uma pandemia global com impactos locais, mas os conceitos e práticas fundamentais de gestão são universais. É sempre útil refletir sobre  recomendações de especialistas internacionais, pois as empresas

Leia mais >

LGPD FOI ADIADA DEVIDO AO COVID19

Em toda mudança convém observar prós e contras. É o caso da prorrogação da entrada em vigor da legislação brasileira sobre proteção de dados. Em virtude dos impactos da pandemia, o Senado Federal aprovou na última sexta-feira (3/4/2020) a prorrogação do início da vigência, da Lei Geral de Proteção de Dados –LGPD, de agosto de

Leia mais >

ATENÇÃO RH! NÃO PERCA! É IMPORTANTE!
In Company

CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL PARA GESTORES DE FÁBRICA E DA ÁREA DE RH

A gestão moderna de uma empresa, exige que os gestores e colaboradores da área de RH, utilizem ferramentas adequadas para a administração da gestão sindical no âmbito da empresa e nas relações com o Sindicado.

Objetivos

  • Preparar os gestores para administrarem diariamente as Relações Sindicais e Trabalhistas produzidas por Cipeiros, Dirigentes Sindicais e estáveis.
  • Desenvolver “lideranças”, posicionando-as como administradoras do capital e do trabalho, administrando as insatisfações e os líderes naturais.
  • Capacitar os gestores para o preenchimento dos “espaços vazios” que possam ser explorados pela ação sindical interna.
  • Aumentar a percepção dos Gestores como base para a prevenção de greves.
  • Conscientizar os participantes da vital importância da preparação organizacional para enfrentar as demandas sindicais.
  • Transmitir aos participantes as situações reais vividas pela WCCA em greves e negociações com Sindicatos em diversas empresas, através de conteúdos eminentemente práticos e atuais.

Cadastre-se para receber mais informações: